Escolher uma máquina de cartões apenas pelo número de bandeiras não é mais uma decisão sábia. Fatores como bom atendimento, clareza nas taxas , isenção de mensalidade, taxa de adesão, e facilidade de aquisição são também muito importantes. E passaram a fazer parte do menu de opções de quem busca uma máquina de cartões para seu negócio.
O acirramento da concorrência entre adquirentes e a quebra da exclusividade de bandeiras foi um fator determinante para entrada de novas adquirentes que também passaram a oferecer serviços tão bons quanto as grandes do segmento. Empresas como PagSeguro – da UOL, Vero – do Banrisul e Stone – Arpex Capital/Banco PAN – que sequer tinham máquinas de cartões há uma década atrás agora fazem parte do jogo neste mercado.
Cielo e Rede, que são as maiores empresas de máquinas de cartões e em número de bandeiras aceitas tem muito com o que se preocupar. Veja abaixo o levantamento que fizemos com base em informações dos respectivos sites das empresas de pagamentos.
Ranking: Adquirentes Com Mais Bandeiras de Cartões Aceitas
1º Lugar: Cielo. Com 26 opções de bandeiras aceitas
- Nome: Cielo
- Razão Social: Cielo S.A
- Capital aberto: sim – Cielo – CIEL3
- Bancos Relacionados: Bradesco e Banco do Brasil
- Número de bandeiras aceitas: 26 opções
Líder em participação no mercado em torno de 50%, a Cielo é a maior adquirente do Brasil. A Cielo é também a empresa que oferece o maior número de bandeiras de cartões aceitos nas suas máquinas se comparada as suas concorrentes. Incluindo Débito, Crédito e Voucher – cartões de benefícios – são 26 bandeiras no total.
Bandeiras aceitas na Cielo
Visa, Mastercard, Elo, Hipercard, Hiper, American Express, Diners Club, Alelo, Ticket, VR Benefícios, Vale Card, Sodexo, Verocheque, JCB, Aura, Discover, Credz, Banescard, GreenCard, Cartão Mais, Sorocred, Policard, Cabal, RedeCompras e MaxxCard.
Máquinas de cartões da Cielo
- Com fio: ligada a linha de telefone;
- Sem fio: com chip de dados (GPRS);
- GPRS: funcionam com chim de dados e oferece mobilidade;
- Wi-Fi e GPRS: comprovante de papel e conexão por Wi-Fi e chip de celular como Moderninha Pro da PagSeguro;
- Com App: Precisam de aplicativos para fazer transações e enviar os comprovantes de vendas.
Site: [www.cielo.com.br]
2º Lugar: Getnet. Aceitando 26 opções de catões
- Nome: Getnet
- Razão Social: Getnet S.A
- Capital aberto: não
- Banco relacionado: Santander Brasil
- Número de bandeiras aceitas: 26
Terceira maior empresa no segmento de adquirência no país, a Getnet era uma empresa independente até ser adquirida pelo banco Santander Brasil. Conseguiu capilaridade e aumento de participação no mercado atualmente tem 11% de share – aqui – . A Getnet tem se esforçado para atingir o pequeno empreendedor com máquinas que concorrem com fintechs de pagamentos, como iZettle e Payleven por exemplo.
Cartões aceitos pela Getnet
Visa, Mastercard, Hipercard, Elo, Hiper, American Express, Ticket, Alelo, Unik, Cartão Mais, CalCard, MinasCard, Syspro, Softnex, credSystem, Sodexo, Novocard, SoroCred, Formais Brasil, MettaCard, GoodCard, Banescard, BigCard e MaxxCard.
Máquinas de cartões da Getnet
- Com fio: ligada a linha de telefone;
- Sem fio: com chip de dados (GPRS)
- Wi-Fi e GPRS: (Vermelhinhas Getnet) que enviam comprovantes por SMS ou E-mail para o cliente
Site: [www.getnet.com.br]
3º Lugar: Rede. Aceita 23 opções de cartões aceitos
- Nome: Rede
- Razão Social: Redecard S.A
- Capital aberto: não (fechado em 2012)
- Banco relacionado: Itaú Unibanco
- Número de bandeiras aceitas: 23
A segunda maior adquirente do Brasil – aqui – a Rede é também controlada pelo banco Itaú Unibanco e fechou seu capital na bolsa de valores em 2012. Quanto aos cartões aceitos na Rede, são 23 opções, pouco menos que a sua rival Cielo. Junto com Cielo dominam mais de 70% do mercado de aceitação de cartões.
Bandeiras aceitas na Rede
Visa, Mastercard, Elo, Hipercard, Hiper, American Express, Diners Club, Ticket, VR Benefícios, Sodexo, JCB, Discover, Banescard, GreenCard, Cartão Mais, Sorocred, Coopercard, Cabal, BNBCard, UnionPay, Up Plan, Verocheque e Nutricash.
Máquinas de cartões da Rede:
- Com fio: ligada a linha de telefone;
- Sem fio: com chip de dados (GPRS);
- GPRS: funcionam com chim de dados e oferece mobilidade;
- Com App: Precisam de aplicativos para fazer transações e enviar os comprovantes de vendas.
Site: [www.userede.com.br]
4º Lugar: PagSeguro. Aceita 13 opções de cartões aceitos
- Nome: PagSeguro
- Razão Social: PagSeguro Internet S.A
- Capital aberto: não (possível abertura em 2018);
- Banco relacionado: não disponível;
- Número de bandeiras aceitas: 13
Posicionada aqui na quarta colocação, a PagSeguro sequer tinha máquina de cartões há 10 anos atrás, mas hoje é um fenômeno de mídia e de vendas – aqui . A PagSeguro lançou a sua primeira máquina de cartões em 2013 quando ainda não tínhamos os mPOS. Aproveitou a onda “Fintech” [Payleven, PagPop, SumUp] quando o termo ainda não existia e lançou a “Moderninha”, termo que acabou virando metonímia para máquina de cartões mobile no Brasil.
A estratégia da PagSeguro foi focarempreendedores pequenos empreendedores e pessoas físicas. Que não “aguentam” pagar mensalidades de maquinetas e não se enquadram nas regras de credenciamento das grandes empresas de pagamentos.
Bandeiras aceitas na PagSeguro
Visa, Mastercard, Elo, Banricompras, Hipercard, Hiper, American Express, Diners Club, Ticket, Alelo, Sodexo, Ticket e VR Benefícios.
Máquinas de cartões da PagSeguro:
- TEF: Solução para automação comercial – aqui;
- Sem fio: com chip de dados (Wi-Fi e GPRS) Moderninha Pro e Moderninha Wi-Fi;
- Mobile com App: funcionam com app de celular Android e iOS (Minizinha e Leitor Mini;
- Só com App: aplicativos para fazer transações e enviar os comprovantes de vendas (Venda Digitada).
Site: [www.pagseguro.com.br]
5º Lugar: Stone . Aceita 9 opções de cartões aceitos
- Nome: Stone
- Razão Social: Stone Pagamentos S.A
- Capital aberto: não (possível abertura em 2018);
- Banco relacionado: Arpex Capital / Banco PAN / BTG;
- Número de bandeiras aceitas: 9
A Stone Pagamentos está na 5ª posição entre as adquirentes com mais bandeiras de catões. São 9 opções de bandeiras aceitas em suas máquinas. Nascida em 2013 a Stone vem incomodando – aqui – empresas já consolidadas no setor de adquirência no Brasil. Seu sistema para e-commerce é elogiado pela eficiência e rapidez na instalação. Em busca de mais espaço, crescer organicamente é só mais uma opção da empresa, que adquiriu a Elavon Brasil do Citibank em 2016 e melhorou em tamanho a sua posição no segmento.
A Stone é controlada pela Arpex Capital, que também controla Mundipagg, Pagar.me, Cappta além de outras soluções no mundo financeiro.
Inicialmente a Stone aceitava apenas Visa, Visa Electron, Mastercard e Maestro (aqui). Com o tempo reformulou seu site e incluiu novas opções de pagamentos, incluindo cartões de voucher.
Bandeiras de cartões aceitas na Stone
Visa, Mastercard, Elo,Hipercard, Hiper, Alelo, Sodexo, Ticket e VR Benefícios.
Máquinas de cartões da Stone:
- Fixa: Solução com linha de telefone;
- Wi-Fi/GRS: com chip de dados (Wi-Fi e GPRS) ( veja máquinas da Stone);
- TEF: direcionada a quem possui automação comercial.
Site: [www.stone.com.br]
Como fizemos a comparação
A comparação entre as 5 maiores adquirentes do país em número de bandeiras aceitas não leva em conta os seguintes aspectos: variação da mesma bandeira (ex: Cabal crédito, débito e benefício ou Ticket alimentação, refeição, cultura e log).
Não contamos as variações de bandeiras, por entender que algumas empresas de pagamentos informam apenas a marca da bandeira (ex: VR benefícios) o que dificulta uma apuração mais detalhada.
Outras adquirentes do mercado de cartões
Apesar do título do artigo, existem outras empresas adquirentes que também concorrem neste mercado. É o caso da Safrapay (Banco Safra), GlobalPayments (americana) , BIN – First Data (americana), Adyen (holandesa) , Adiq (Brasil, ainda inoperante), Vero (Banco Banrisul) e WorldPay (Reino Unido).